quinta-feira, 15 de julho de 2010

Momento

Oficialmente, este texto foi escrito na madrugada desta quinta-feira, às 2h39, num pedaço de papel, depois de um banho bem quente. Não conseguia dormir. Distraí-me na Internet até às 2h, mas, os olhos e a coluna já pediam para eu levantar da cadeira. Apesar do pouco mais de vinte anos, a má posição e a postura errada, por vezes, cansa a minha coluna geneticamente torta. Penso que preciso (e quero) voltar ao balé.

O banho relaxou o corpo. Antes, escovei os dentes, e logo, enquanto a água do chuveiro caia quente em meu rosto, lembrei de uma pergunta que um tio fez há alguns anos atrás. Na verdade, nunca esqueci.

Eu adolescente, a idade exata não recordo; Estávamos na sala de minha casa, e tio Itamar perguntou se quando eu escovo os dentes, sinto de verdade o sabor do creme dental. Lembro de ter ficado meio confusa. Ué, todos sentem, não?

Argumentou meu tio que muitas pessoas escovam os dentes na pressa, já pensando o que farão quando chegarem ao trabalho, à escola, enfim, já imaginando o dia (provavelmente estressante ou cansativo) que está por vir. E não apreciam um dos primeiros momentos depois do acordar, não sentem o sabor do creme dental.

Visualizo a expressão em seu rosto
enquanto falava.

As pessoas não param para viver o momento simples e único de escovar os dentes, apreciando o gosto que tem o creme dental. Guardei aquelas palavras, peguei-as para mim.

Penso que devemos viver os pequenos detalhes do nosso cotidiano. Você pode matar a sede rapidamente, corriqueiramente, quase inconsciente; Também pode viver intensamente cada gole de um copo d’ água.

Veio-me agora uma passagem do filme “Perfume de Mulher”, quando Frank, o personagem de Al Pacino, disse: “Vive-se uma vida em um momento”.

Só sei que desde aquele dia, sinto o sabor do creme dental.

3 comentários:

  1. parabéns por mais esta postagem, de delicadezas tão sutis. concordo que precisamos tentar deixar para trás a "automação" de nossos atos no cotidiano para perceber a importância de breves momentos, como você bem mostrou no texto. é isso aí. beijos.

    ResponderExcluir
  2. mas que blog mais lindo... essa nova roupagem ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos elogios, Nilo.

    Temos que aproveitar mais os pequenos detalhes do nosso cotidiano, não é mesmo? Muitas coisas passam despercebidas, e acho que acabamos perdendo muito com isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seguidores