domingo, 5 de junho de 2011

Seja egoísta. Salve o planeta.

Hoje é o dia mundial do meio ambiente. Cada vez mais, fala-se de sustentabilidade nos meios de comunicação, o mundo começou a gritar os problemas que nosso planeta vem sofrendo pelas ações das pessoas ao longo dos anos.

Renato Simões, o redator da campanha “Seja egoísta. Salve o planeta.”, de 2009, falou sobre a data de hoje. Simões usou uma abordagem diferente para seu texto: A ação egoísta. O ser que pensa somente em si. E esse é o ponto que tornou a propaganda eficiente. O título já chama a atenção do leitor, pois, como podemos salvar o planeta sendo egoístas?

“Geralmente, sempre que se fala de questões ligadas a meio ambiente, ecologia, há uma sensação de que se está pedindo que as pessoas sejam altruístas. O nosso raciocínio vai pela contramão, mostra que fazer alguma coisa pelo meio ambiente não é favor para ninguém, a não ser para você mesmo”, disse Simões.

Se a primeira impressão soa negativo devido ao termo “egoísta”, podemos pensar que se fosse o contrário, não estaríamos nessa situação. Será?

A agência AlmapBBDO é a responsável por essa campanha, que, junto com outras seis agências, criou o anúncio para que fosse circulado no jornal Propaganda e Marketing, em 2009.

A AlmapBBDO cuida das contas do Greenpeace - organização global fundada no Canadá em 1971, que atua em prol do meio ambiente. Segundo a entidade, “o Brasil é o quarto maior poluidor do mundo, principalmente por causa do desmatamento das florestas - 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm da destruição de regiões como a Amazônia e alterações no uso do solo.”

Seguindo a linha de pensamento, se formos egoístas, então, estaremos agindo de forma generosa, mesmo que de uma maneira indireta. Mas, as pessoas aceitam o título de egoístas, mesmo sabendo que é para o bem? Poderia a campanha surtir um efeito contrário, como o olhar para o todo, devido à falta de consciência e de aceitação do egoísmo de cada um?

Bom, o assunto vai longe, e a essa altura precisamos adentrar o campo da psicologia... Não vou desviar o foco. A seguir, o anúncio.

Clique para ampliar

4 comentários:

  1. Jé! Li sua postagem há três dias, horas depois que veio ao ar. Reli hoje e confesso que fiquei pensativo sobre a proposta da publicidade em questão; acho que entendo a ideia, mas é preciso mais tempo (ao menos no meu caso) para compreender seus possíveis efeitos e as entrelinhas da mensagem.

    Achei muito pertinente a sua iniciativa de postar justamente naquele dia 5. Eu não conhecia a campanha.

    Importante que pessoas como você repercutam na internet e fora dela o tema e reforcem o papel conscientizador que também o termo "publicidade" carrega em muitos casos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nilo, obrigada por ler, fico sempre contente. Também estou (ainda) pensativa sobre a forma que a publicidade foi feita, e tentei, de uma maneira leve, puxar tais questões.

    Creio que a campanha tende a mexer com dois lados: O positivo e o negativo, mas, não de uma maneira agressiva, pois, por algumas fontes, percebi que ela foi bem recebida pelo público.

    Enfim, é um assunto que dá pano para a manga rs.
    Tentei colocar um pouco de meus pensamentos, sem querer tirar o foco, que era o dia do meio ambiente.

    O tempo é de grande valia, também, nesse caso. Desde o ano passado, estou com a campanha para postar.

    Obrigada pelos elogios e pela força.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. optimo tema. talvez o autor teja a referir como forma liguistica ou interpretacao a forma como o titulo marca ou chama as pessoas de uma forma já referida.
    saliento ainda que a minha primeira reacção quando li o titulo foi fazer o trocadilho de palavras tipo semantica. e assim o autor original diz:

    SEJA EGOISTA SALVE O PLANETA

    e no meu entender mesmo que nao tenha nexo nenhum para alguns, é:

    SEJA O PLANETA SALVE O EGOISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante suas observações, é importante refletirmos sobre as possibilidades.

      Obrigada pela visita.

      Abraços.

      Excluir

Seguidores