Hoje é o dia mundial do meio ambiente. Cada vez mais, fala-se de sustentabilidade nos meios de comunicação, o mundo começou a gritar os problemas que nosso planeta vem sofrendo pelas ações das pessoas ao longo dos anos.
Renato Simões, o redator da campanha “Seja egoísta. Salve o planeta.”, de 2009, falou sobre a data de hoje. Simões usou uma abordagem diferente para seu texto: A ação egoísta. O ser que pensa somente em si. E esse é o ponto que tornou a propaganda eficiente. O título já chama a atenção do leitor, pois, como podemos salvar o planeta sendo egoístas?
“Geralmente, sempre que se fala de questões ligadas a meio ambiente, ecologia, há uma sensação de que se está pedindo que as pessoas sejam altruístas. O nosso raciocínio vai pela contramão, mostra que fazer alguma coisa pelo meio ambiente não é favor para ninguém, a não ser para você mesmo”, disse Simões.
Se a primeira impressão soa negativo devido ao termo “egoísta”, podemos pensar que se fosse o contrário, não estaríamos nessa situação. Será?
A agência AlmapBBDO é a responsável por essa campanha, que, junto com outras seis agências, criou o anúncio para que fosse circulado no jornal Propaganda e Marketing, em 2009.
A AlmapBBDO cuida das contas do Greenpeace - organização global fundada no Canadá em 1971, que atua em prol do meio ambiente. Segundo a entidade, “o Brasil é o quarto maior poluidor do mundo, principalmente por causa do desmatamento das florestas - 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm da destruição de regiões como a Amazônia e alterações no uso do solo.”
Seguindo a linha de pensamento, se formos egoístas, então, estaremos agindo de forma generosa, mesmo que de uma maneira indireta. Mas, as pessoas aceitam o título de egoístas, mesmo sabendo que é para o bem? Poderia a campanha surtir um efeito contrário, como o olhar para o todo, devido à falta de consciência e de aceitação do egoísmo de cada um?
Bom, o assunto vai longe, e a essa altura precisamos adentrar o campo da psicologia... Não vou desviar o foco. A seguir, o anúncio.

Clique para ampliar
Jé! Li sua postagem há três dias, horas depois que veio ao ar. Reli hoje e confesso que fiquei pensativo sobre a proposta da publicidade em questão; acho que entendo a ideia, mas é preciso mais tempo (ao menos no meu caso) para compreender seus possíveis efeitos e as entrelinhas da mensagem.
ResponderExcluirAchei muito pertinente a sua iniciativa de postar justamente naquele dia 5. Eu não conhecia a campanha.
Importante que pessoas como você repercutam na internet e fora dela o tema e reforcem o papel conscientizador que também o termo "publicidade" carrega em muitos casos.
Beijos.
Nilo, obrigada por ler, fico sempre contente. Também estou (ainda) pensativa sobre a forma que a publicidade foi feita, e tentei, de uma maneira leve, puxar tais questões.
ResponderExcluirCreio que a campanha tende a mexer com dois lados: O positivo e o negativo, mas, não de uma maneira agressiva, pois, por algumas fontes, percebi que ela foi bem recebida pelo público.
Enfim, é um assunto que dá pano para a manga rs.
Tentei colocar um pouco de meus pensamentos, sem querer tirar o foco, que era o dia do meio ambiente.
O tempo é de grande valia, também, nesse caso. Desde o ano passado, estou com a campanha para postar.
Obrigada pelos elogios e pela força.
Beijos.
optimo tema. talvez o autor teja a referir como forma liguistica ou interpretacao a forma como o titulo marca ou chama as pessoas de uma forma já referida.
ResponderExcluirsaliento ainda que a minha primeira reacção quando li o titulo foi fazer o trocadilho de palavras tipo semantica. e assim o autor original diz:
SEJA EGOISTA SALVE O PLANETA
e no meu entender mesmo que nao tenha nexo nenhum para alguns, é:
SEJA O PLANETA SALVE O EGOISTA
Interessante suas observações, é importante refletirmos sobre as possibilidades.
ExcluirObrigada pela visita.
Abraços.