terça-feira, 28 de abril de 2009

Carlinhos

Terminei meu último texto citando o pedaço mais gostoso do bolo. Quero escrever neste seguindo a mesma linha: a propagação das boas ideias, o trabalho do publicitário perante uma boa causa.

Já vimos nos meios de comunicação diversas campanhas voltadas à sociedade com o intuito de mudar um estigma que se faz tão presente no dia a dia. Os publicitários dão seus recados, e aqui falarei de uma campanha que foi (e ainda é) tão bela.

Olhemos para um dos grandes problemas que temos, que é a questão do preconceito. Do respeito (a falta de). Há pessoas que insistem em não querer conhecê-los. E como exemplo, reforço a importância da comunicação social nesse aspecto, citando a “propaganda do Carlinhos”, por assim ser conhecida, que na minha opinião trata de ambas as questões: preconceito e respeito. Quantas pessoas não pararam para refletir ao assisti-la?

A campanha com o tema “Down. A pior síndrome é a do preconceito” foi criada gratuitamente pela agência DM9DDB em 1998, e contou com a música “Fake Plastic Trees”, do Radiohead. A música foi doada pela banda. Belo filme. Belo texto. Bela canção.

As palavras que constroem os textos são poderosas. A escritora Clarice Lispector, citada anteriormente, falou em sua última entrevista: “Quando não escrevo, estou morta”.


Vejo nesse tipo de texto publicitário o expressar daquilo que causa um certo incômodo, é um meio de jogar um balde de água fria em várias pessoas de uma só vez.

É isso que adoro na minha profissão! Mas adoro também as outras formas de ser redator.

Felizes sejam os publicitários, jornalistas, escritores, roteiristas, contistas, cronistas, poetas, trovadores, letristas, novelistas, romancistas, biógrafos, dramaturgos, e por aí vai. Escrever é uma delícia!

*

A imagem corresponde um frame da propaganda criada pela agência DM9DDB. No detalhe, o personagem Carlinhos. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Muito boa a reflexão que você aponta. O publicitário que se mira na construção da cidadania age de acordo com a responsabilidade que também lhe cabe. Acho, assim como você, que a "propaganda do Carlinhos" é muito bela. Parabéns pelas palavras.

    ResponderExcluir

Seguidores